sábado, 15 de novembro de 2008

Mail a Sr. Barbara Gancia

Segue na íntegra o email enviado por mim a colunista da Folha de S. Paulo:
"Barbara, meu nome é Donina Cibelle de Lemos Rocha, sou professora em uma escola da periferia de Guarulhos (onde moro) e estou profundamente agredida sobre o texto publicado com sua assinatura no dia 14 de novembro pela Folha de São Paulo. Não pensei que alguém que tem a responsabilidade de escrever no maior jornal impresso do país fosse ter a coragem de escrever um texto sobre algo que não conhece.
Embora a escola Amadeu Amaral tivesse um histórico de violência, achar que a solução é fechar todas as escolas públicas me parece um tanto generalista e pessimista de sua parte. A escola pública tem solução sim. Professores preparados e com vontade de lecionar fazem toda a diferença. Percebo no meu dia-a-dia quando um aluno me olha sabendo que preparei aquela aula, sabendo que sou preparada pra falar sobre o que falo, sabendo que pode contar comigo. Não é nada melodramático, do tipo "Ao mestre com carinho", a escola tem problemas, existem alunos difíceis, mas a relação muda quando o aluno se sente respeitado e olhado como ser humano.
Eles sabem muito bem distinguir bons e maus professores. E eles respeitam muito os bons professores. Eles conhecem quando a direção da escola é forte, ou quando não tem poder de autoridade, além de odiarem a confusão tão comumente perceptivel entre autoridade e autoritarismo.
Além disso, não estamos falando de marginais e ainda que estivessêmos, esses também merecem respeito. E a sua atitude parece ignorar que, apesar das reclamações, o foco da escola é o aluno, toda a máquina burocrática não foi feita para dar emprego ao professor, mas para dar formação ao aluno. A escola não é uma baderna, mas o abrigo de jovens que, no máximo, tem energia demais sendo mal utilizada.

Saudações"
Penso que o professorado deve se unir para acaber com a depredação da nossa imagem pela imprensa. Depois dessa, porque será que a procura por cursos de formação de professores caiu tanto?
Abraços

2 comentários:

Bellinha disse...

AMei simplesmente o máximo, concordo em gênero, número e grau meu bem.

Cibelle disse...
Este comentário foi removido pelo autor.