sábado, 30 de junho de 2012

"As origens do racismo"



A coluna de Drauzio Varella na Folha de S. Paulo no dia de hoje(30/06/2012) intitulada "As raízes do racismo" (http://www1.folha.uol.com.br/colunas/drauziovarella/1112826-as-raizes-do-racismo.shtml) visa induzir o leitor a naturalizar as origens do racismo na evolução humana, partindo do pressusposto que estranhar o "outro" faz parte da necessidade dos humanos de criar grupos que possibilitassem "vantagens logísticas". A quem possa interessar a leitura do texto do médico, segue o link.
Ora, o que pretendo salientar (e se preciso, combater) é a ideia propagada por Drauzio da naturalização de um processo que não é natural: ver como natural o susto que tomamos aos sermos abordados por um homem negro na janela do carro (situação descrita pelo médico) é justificar uma ideologia através da qual a figura do negro está associada a das "classes perigosas"  .
Não devemos confundir a ideia de uma necessidade evolutiva com racismo, que é um processo através do qual utilizamos a cor da pele como justificativa para relações de poder nas quais são forjadas garantias para uma raça em detrimento da outra. Esse processo não é natural, mas histórico, e não só possibilitou, mas ainda possibilita violências cotidianas contra "não-brancos".
É preciso atenção em relação as pesquisas ao redor do mundo(as palavras de Drauzio foram retiradas da leitura de uma artigo da "Science") que se põe a justificar comportamentos que devem ser rechaçados. Devemos ficar atentos a essas pesquisas, para que não sirvam aos interesses de uma elite, no modelo das pesquisas sobre racismo científico e darwinismo social de fins do século XIX.
A publicação, veiculada no jornal impresso de maior circulação do país, sob a assinatura de um nos maiores nomes da ciência médica no Brasil, nome esse ligado a confiabilidade, confere a ideologia propagada por suas palavras essa mesma confiabilidade, servindo a elite que lê Drauzio um aparato científico tranquilizante, garantindo que as acusações de racismo contra essa elite são infundadas, já que essa atitude é natural. Cabe àqueles a quem essa ideologia fere, colocar-se contra a propagação de ideias como essas.

Nenhum comentário: